Categoria: Artigos
Data: 07/02/2025

Anteriormente:

Nos capítulos anteriores, vimos Israel partir do Sinai, guiado pela presença de Deus. Apesar da provisão divina, o povo murmurou por causa da falta de carne, e Deus enviou codornizes junto com um juízo severo. Miriã e Arão também murmurararam contra Moisés, mas Deus interveio em defesa de Seu servo e restaurou a unidade.


Na leitura de hoje...
Esses capítulos narram um momento crítico de desobediência e suas consequências:

  • Números 13: Moisés envia 12 espias para explorar a terra de Canaã. Eles retornam com relatos sobre a fertilidade da terra, mas dez espias desanimam o povo com sua descrição dos habitantes e cidades fortificadas. Apenas Josué e Calebe confiam que Deus pode dar a vitória.
  • Números 14: O povo se rebela, desejando retornar ao Egito. Deus fica irado com sua incredulidade, mas Moisés intercede. Como resultado, Deus sentencia a geração incrédula a vagar no deserto por 40 anos, até que todos os rebeldes morram. Apenas Josué e Calebe entrarão na terra prometida.
  • Números 15: Deus reafirma Suas instruções sobre ofertas e dá diretrizes sobre pecados involuntários e deliberados. Ele também ordena que os israelitas coloquem franjas com cordões azuis em suas roupas como lembrete de Seus mandamentos.


Esses capítulos mostram a gravidade da incredulidade e a fidelidade de Deus mesmo diante da desobediência de Seu povo.


Reflexão:
A rebelião de Israel nos lembra que a incredulidade é um pecado sério que nos afasta de Deus. Josué e Calebe são exemplos de fé, confiando que Deus é poderoso para cumprir Suas promessas. Em Cristo, encontramos graça para superar nossas dúvidas e perseverar em Sua vontade.


Três Aplicações Práticas:

  1. Confie no poder de Deus: Assim como Josué e Calebe confiaram em Deus, devemos crer que Ele é capaz de cumprir Suas promessas, mesmo quando enfrentamos desafios.
  2. Incredulidade tem consequências: A rebelião de Israel trouxe sofrimento e atraso na promessa. Devemos confiar em Deus e obedecer, mesmo em tempos de incerteza.
  3. Lembre-se de obedecer: As franjas com cordões azuis eram um lembrete constante dos mandamentos de Deus. Precisamos cultivar hábitos que nos ajudem a lembrar e aplicar a Palavra em nossas vidas.


Oração para o dia:
Senhor, louvamos-Te porque és fiel para cumprir Tuas promessas e poderoso para nos guiar em todas as situações. Ajuda-nos a confiar em Ti, mesmo diante de desafios que parecem impossíveis. Livra-nos da incredulidade e ensina-nos a caminhar em obediência, lembrando de Tua Palavra em todas as áreas de nossas vidas. Obrigado por Cristo, que é nossa força e nosso guia. Em nome de Jesus, amém!



Autor: Irineu Neto   |   Visualizações: 41 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário