Categoria: Artigos
Data: 01/04/2020

Compreender a diferença entre o legalismo e a obediência é ponto fundamental em nossa teologia. O legalismo exige de nós atitudes somente do ponto de vista legal. É tudo aquilo que você faz ou aquilo que te pedem para fazer com o objetivo de ser visto ou reconhecido. Temos como exemplo bíblico, os fariseus. A obediência, aos mandamentos do Senhor, do ponto de vista legal e bíblico, é vista como submissão a Deus daquele que cumpre e entende que esse cumprir é ação da graça de Deus em sua vida.


Vivemos cercados por falsas religiões e por pessoas que não compreendem o verdadeiro significado da graça de Deus. Tempos difíceis em que as únicas expressões usadas pelas pessoas são “Faça”; enquanto que a graça enfatiza o que está “Feito”. O homem sempre procurando, através das religiões e seus ritos exteriores, buscar a Deus, enquanto o cristianismo é Deus buscando o homem. Durante séculos as religiões vêm se esforçando para esclarecer o conflito do “Faça” tudo para encontrar a salvação. Através de seus esforços e méritos buscam a Deus e o resultado é que se perdem ao invés de se encontrarem.


A religião é exterior, legalista, vive de aparência, enquanto o cristianismo renova o interior. A religião enfatiza o faça, enquanto que o cristianismo apresenta de forma clara o que já está feito. Tudo o que precisamos é crer porque é pela graça que somos salvos.


Legalismo é se esforçar por meio de ritos, por meio de ações e méritos próprios. Crer é uma ação passiva que não exige esforço, mas o que nos impulsiona a ir- a crer- é a força que nos atrai para aquilo que já está Feito. Está consumado- Τετέλεσται. Está FEITO. É a partir deste FEITO que nós vivemos e obedecemos. Isso é graça. A salvação, a alegria eterna e verdadeira está em Cristo Jesus, e através dEle podemos esclarecer que tudo o que deveria ser FEITO está FEITO. Apenas creia em Jesus Cristo.



Autor: Rev. Diego Palharin   |   Visualizações: 71 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário